CIDADE
Galeria de Prefeitos
Dados Geograficos
Bandeira
Brasão
Esporte Amador
História e Hino
Localização
Utilidade Pública
EMPRESAS
Nota Fiscal Eletronica
CIDADÃO
Serviços Online
Banco do Povo Paulista
Leilão
Sistema de informação ao Cidadão
TRANSPARÊNCIA
Pregão Presencial
Controlador Interno
Contas Públicas
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
TRANSPARÊNCIA - INPREM
Transparência INTRANET
Contabilidade em foco
LEGISLAÇÃO
Leis Municipais
Lei Orgânica
Código Tributário
Decretos Municipais
Início >> História e Hino

Monte Castelo

São Paulo - SP

Histórico

        Em 1946, Ricardo Tognon, Manoel dos Santos Esgalha e Alfredo Potumati idealizaram a fundação de um povoado. Depois de estudadas as possibilidades ficou resolvido que o povoado seria localizado na curva da estrada que liga Andradina e Tupi Paulista, ex Gracianópolis, a 12 km do rio Feio e se chamaria "Galante"
Um ano depois, em 1947, foram construidas as primeiras casas, chegaram os promeiros povoadores: Joaquim Dias, Altino Cruz, Osório de Almeida e Pedro Nolasco, o primeiro comerciante. As terras férteis para a lavoura onde se plantam os cafezais, algodão, milho e arroz contribuíram para o desenvolvimento do povoado.
Com seu crescente progresso, surgiu a idéia de elevar o povoado a distrito de paz, o que conseguiram pela promulgação da Lei Quinquenal nº 233 de 24 de dezembro de 1948, instalado em 1º de janeiro de 1949, com o nome de Monte Castelo, em homenagem aos pracinhas brasileiros que lutando pelos nossos ideais, tombaram nos campos de batalha, em Monte Castelo, na Itália.
Com a fertilidade de seu solo onde as culturas de cereais davam certa solidez econômica fomentando rápido progresso, o distrito de Monte Castelo foi elevado à categoria de município, na comarca de Tupi Paulista com território desmembrado do respectivo distrito, pela Lei nº 2456 de 30 de dezembro de 1953 e instalado em 1º de janeiro de 1954.
Neste mesmo ano, a 3 de outubro, realizaram-se as primeiras eleições sendo eleito prefeito Manoel dos Santos Esgalha, um dos fundadores do município.

Significado do Nome

Homenagem aos pracinhas que lutaram na região que leva este nome, na Itália, na Segunda Guerra Mundial.

Gentílico: monte-castelense

Fonte:

Agencia do IBGE - Dracena

© 2017 Prefeitura de Monte Castelo - SP - Todos os direitos reservados
Rua Monsenhor José Maria Lemieux ,165 - Monte Castelo - SP
(18) 3855-1133
Consesp (18)3822-6464